O título é engraçadinho, mas o assunto é sério. Hoje estou com ódio no coração e dando patadas e coices em qualquer um que me venha dar bom dia. Para quem pensou que eu iria falar das peripécias do nobre Gilmar Mendes e seus comparsas estava... Certíssimo!!! O dia 17 de junho marcou o Brasil de várias formas: O Bussunda morreu, eu nasci e o Senado acabou com a exigência do diploma para a profissão de jornalista... Ou seja, nada de bom acontece nesse dia.
Bem, vamos ao que aconteceu no dia 17: Haviam 9 ministros presentes sendo que 8 OITO!!!!!!! Seguiram o voto do relator... Quem? Isso mesmo... GILMAR MENDES. Guardem esse nome. Ele é um dos responsáveis por menosprezar a profissão do jornalista e comparou-nos a costureiras e cozinheiros. Não estou menosprezando essas profissões, por favor, mas comparar áreas tão distintas é coisa de gente IMBECIL, gente BURRA, gente que é frustrado por não ter capacidade suficiente de escrever uma matéria. Essa é uma visão retrógrada da profissão, que hoje tem curso universitário e a não exigência do diploma deve ser revista! Eu não vou à faculdade pra ficar de sacanagem, vou pra estudar: ÉTICA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ECONOMIA, HISTÓRIA GERAL, FILOSOFIA, TEORIA DA COMUNICAÇÃO, e mais um monte de matérias importantes para um profissional que tem a OBRIGAÇÃO de ter uma VISÃO COSMOPOLITA do mundo e da vida. Alguém que nunca sentou num banco de universidade para estudar comunicação nunca saberia o que isso quer dizer.
A sociedade não aprovou a decisão, ninguém gostou de saber que umas das profissões mais importantes da sociedade fora transformada em chacota. Fazer piada na TV e falar de famosos qualquer um pode fazer, mas saber o que é ética no jornalismo, estudar a vida em sociedade e conseguir montar um texto explicando de uma forma que qualquer um consiga entender... Me desculpem, mas só o JORNALISTA consegue. E não é dom não... É suor, é transpiração, é força de vontade, é trabalho, é acordar 5 da manhã sem saber a hora que vai voltar. Ser jornalista não é querer fama ou aparecer na TV é muito mais que isso... É mudar a sociedade e o mundo, mostrando o que é a realidade, é mostrar ao cidadão comum que os DEPUtados e MINISTROS pouco se lixam para suas opiniões. Até porque esses deputados e senadores nem sabem o que quer dizer opinião pública porque acham que ela é a imprensa.
São 200 ANOS de imprensa no Brasil. 200 anos é muita coisa! O jornalista sempre foi temido pelos homens do poder, porque somos NÓS JORNALISTAS que temos a obrigação de mostrar o que acontece por baixo dos panos imundos do senado! Somos nós que mostramos que os políticos sujos usam nossos dinheiros desviados de impostos medíocres e inúteis para comprar castelos medievais! Pelo humor como o CQC (que infelizmente só ouvi falar, mas vou ver no youtube); pela realidade crua como os enviados a guerra; pela tristeza mostrada nas matérias sobre a fome no Brasil devido a IRRESPONSABILIDADE do governo e inoperância dos ÓRGÃOS PÚBLICOS feita pelo grande jornalista Marcelo Canellas; pela prestação de serviço muito vista nas rádios. Então, me digam? Quanto vale um profissional que tem o DEVER de mostrar ao público o que é a realidade? Quanto vale um profissional que perde noites de sono e não vê seus filhos crescerem porque tem que levar à sociedade as notícias diárias? Você prefere ler o que um Zé ninguém que acha que escreve bem no jornal ou uma pessoa que passou quatro anos da vida dentro de uma universidade estudando o sistema inteiro do jornalismo? Já que eu não preciso ser jornalista formado na universidade então, eu não preciso de advogado para me defender, afinal... Eu sei falar por mim, não é mesmo? Mentalidade de gente retardada.
No passado, os jornalistas eram os letrados, os advogados, engenheiros, mas os tempos mudaram... No início do século XX o jornalismo era algo totalmente diferente. Era quase literatura, escrever um livro de ficção basta ter boa imaginação e saber escrever, mas contextualizar a realidade é necessário uma base teórica muito grande e que só se aprende na universidade. Na época de Dom Pedro, ele proibia a impressão de qualquer coisa, mas por saber a importância da imprensa que ele trouxe consigo uma gráfica completa (tinha até impressora a laser e scanner rsrs). Quem fosse pego imprimindo algo era preso, tanto é que o primeiro jornal brasileiro era distribuído na Inglaterra (se não me falha a memória, era o Correio Brasiliense). Ahhh... Uma pessoa que não estudou história da comunicação nunca saberia de detalhes assim...
Os ministros estão confundindo DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO com ESCULHAMBAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Eu já disse várias vezes, ter um texto publicado não qualifica ninguém como jornalista. E o fato de alguns escreverem para jornais com artigos não significa que são jornalistas. O profissional de comunicação está aí para prestar um serviço à sociedade que um médico, um advogado, um engenheiro nunca entenderão se nunca tiverem ido estudar jornalismo. Acham que ir para a redação e descobrir que você vai fazer uma matéria sobre alguma doença, guerra, morte, atropelamento e ainda contextualizar para o leitor é fácil? Temos que estudar todos os dias sem parar até morrer!!!! Não somos pessoas que escrevemos apenas “bonitinho”...
Que país é esse?! Renato Russo já dizia:
Que país é esse? (...) No Senado/ Sujeira pra todo lado/ Ninguém respeita a constituição/ Mas todos a creditam no futuro da nação/ QUE PAÍS É ESSE?!
Da nação? Uma nação assim tem que se danar mesmo... Afinal, se nos calarmos, a ditadura e a escuridão voltarão e a democracia voltará a ser coisa do demônio. Mas ainda acho que as grandes empresas de comunicação vão fazer seus próprios processos de seleção privilegiando os portadores de diplomas.
PP (post post): Só no BRASIL mesmo que se leva em consideração o que uma pessoa que ANDA COM CAPANGAS diz!!!!
PP2: JOGADA POLÍTICA #UDIDA! Privilegiar a quem? A quem?
PP3: Sabe o que é isso? Fruto de uma juventude não politizada suficiente para chegar e meter a cara, mostrando o que está de errado no país!
PP4: Retirado do G1 "O vice-presidente das Organizações Globo e presidente do Conselho Editorial do grupo, João Roberto Marinho, divulgou nota, nesta quinta, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo.
Na mensagem, ele afirma que a decisão do Supremo é bem-vinda, porque atesta a legalidade de uma situação que órgãos de imprensa vivem há anos: a de ter, em suas equipes, especialistas em outras áreas, com talento reconhecido e sem diploma de jornalista, mas assegura que nada mudará para as Organizações Globo, quaisquer que sejam as interpretações sobre a decisão do Supremo.
João Roberto Marinho reconhece como fundamental o trabalho das escolas de Comunicação Social no Brasil e afirma que as Organizações Globo continuarão a buscar nelas seus profissionais de jornalismo. Ele observa que essas escolas são os melhores centros de difusão das técnicas e dos conhecimentos necessários para jornalistas exerçam bem suas atribuições e conclui:
"Essa crença nunca esteve em conflito com a nossa postura de buscar especialistas de outras áreas que possam enriquecer nossos jornais, revistas, programas jornalísticos em rádio e TV e sites da internet. A decisão do Supremo Tribunal Federal apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”.
PP5: O pior é que os meios de comunicação usaram isso para derrubar o fato de não colocarem quem quisessem na área... Isso me foi um tiro no peito...
Renan Barreto diz para guardar essa informação: O voto do relator (Gilmar Mendes)foi seguido pelos Ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Helen Gracie, Cezar Peluso e Celso de Mello. O Ministro Marco Aurélio de Melo votou pela permanência da exigência do diploma. Os Ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.

31 comentários:
19 de junho de 2009 14:35
Renannn, lembrei de você na hora quando soube disso. Também lembrei do meu futuro(como uma pessoa lembra do futuro?), de um jeito ou de outro estou entrando nesse 'mundinho' também. Mas sabe o que acontece? Muitos ex-atletas estam virando 'telejornalistas' sem o diploma, muita gente escreve colunas sem o diploma, e pra evitar confusão, resolveram tirar esse negócio de ser obrigatório o diploma. Mas não, é claro que os estudantes tem o seu valor! É na faculdade que se aprende as habilidades e as artemanhas de um jornalista esperto.
Presenciei há pouco gente que desistiu da carreira por conta dessa notícia. É assim que tem que ser, só os corajosos com audácia suficiente que podem continuar nessa era de informação com FORMAÇÃO.
Beijos
19 de junho de 2009 14:46
Lindo BIA!!!!!!!! Bjo, menina!
19 de junho de 2009 15:49
Oi, Renan!
Também estou revoltado e compartilho de tudo que vc escreveu. O Groo escreveu um comentário lá no Café sensacional que entre outras coisas, chamou o Gilmar Mendes de Cappo (chefe da máfia,pra quem desconhece o termo).
E é isso que ele é mesmo! Um criminoso com todas as letras. Com essa decisão ele jogou no chão todo conhecimento científico da Comunicação e, por tabela, do Jornalismo.
Sem contar que na visão desse Cappo, não é preciso fazer faculdade para ser Jornalista. Um Juiz que não valoriza a educação e o ensino superior!
Vc tem toda razão: vamos acabar com o curso de Direito, então! Eu sei interpretar, posso ir lá na banca de Jornal e comprar uma contituição e me defender, pq não! Jornalista também tem o dom oratória, uai!
Sentiu a ironia...rs!
Parabéns pelo texto, meu amigo!
Abraço,
http://cafecomnoticias.blogspot.com
19 de junho de 2009 16:20
Se o Ministros Joaquim Barbosa estivesse presente a CASA IA CAIR para o senhor Mendes e os seus capangas do Mato Grosso! Hoje o seu texto não abordou nada de engraçado e sim um assunto sério, relevante! Espero que a sociedade tome uma posição sólida e não apenas se lamente...
Para um país onde o presidente só tem até a 4ª série... Para que se exigir diploma de jornalistas? Esse deve ser o pensamento daqueles "animais".
Tenho dito ¬¬
Espero que não se metam a besta com o povo do Direito!
19 de junho de 2009 16:30
É, meu caro, é o fim da picada... Mas quer saber? Não me espanto. Brasil, né? Nessa terra, nada mais me espanta...
Li na net que a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) criticou, em nota, a decisão do Supremo Tribunal Federal em revogar o diploma como requisito ao jornalismo. Deu pra perceber o estrago do excelentíssimo (como se chama um sujeito desses?) Ministro Gilmar Mendes... Repercussão internacional!
Também vou escrever sobre lá no blog... Apesar de não ser jornalista, acho que toda sociedade tem mais é descer a lenha mesmo!
Ah, falando nisso, leu o que o Danilo Gentilli do CQC falou a respeito?
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/06/19/imprensa28949.shtml
Parabéns pelo post, meu velho! Você, como sempre, mandando o recado...
19 de junho de 2009 18:04
Compartilho o sofrimento com vc e só tenho que dizer uma coisa: jornalismo não é misturar pautas, releases e leads e cozinhar para os leitores. Vai muito além disso. E qual é a receita para ser um político?
Mas não desisto da minha formação. Não é qualquer curso técnico que vai fazer com que as pessoas entendam por exemplo, o que faz a comunicação comunicação? (Parafraseando O que faz o Brasil Brasil...)
19 de junho de 2009 19:00
Renan,
não poderia seu texto sem comentá-lo, pois ele explica exatamente meus sentimentos e pensamentos de hoje.
Acordei pensando nessa decisão do STF, pensei no que podemos fazer, como as coisas vão ficar. Não cheguei a nenhuma conclusão, mas ao ler seu texto me senti mais confortada, pois vi que tem gente tentando botar a boca no trombone...
Faço minhas as suas palavras!!!!
Bjs
19 de junho de 2009 19:09
Tenho que agradecer a galera que veio aqui ler o post. O texto é um dos mais sérios que escrevi e acho que pela primeira vez escrevi com real indignação. Temos que pensar em uma coisa que o Wander falou uma vez... temos que levar a comunicação ao povo, mostrá-lo o que é realmente para ele entendê-la.
Sim, temos que nos tornar mágicos e torná-la tangível.
Carol, estamos juntos nessa! Lala o mesmo pra você!!!
Wander, MArcelo, Ryan! Sendo de comunicação ou não, o negócio é não deixar de se indignar quando rebaixam uma categoria tão importante pra sociedade!
Valeu pela força!!!
19 de junho de 2009 19:52
Em primeiro lugar parabéns pelo seu aniversário.
Estava anciosa esperando para ver sua opinião a respeito da decisão do digníssimo juíz.
Há jornalistas favoráveis a esta decisão, eu não concordo. Tá certo talento e ética não se ensino ou o indivíduo tem ou não tem, mas há conhecimentos importantes para o exercício profissional que só se aprende na faculdade.
Com a obrigatoriedade do diploma já vemos besteiras aos montes, a blogosfera é um bom exemplo disso.
Acredito também que se abre uma porta para cabides de emprego nas grandes empresas jornalísticas que em nome da economia podem acabar contratando "amigos" desempregados para exercer a função de jornalista.
Enfim acho que essa decisão irá acarretar uma série de problemas.
Você não sumiu, mas não é tão constante, já não fas postagens com frequencia.
19 de junho de 2009 19:57
Também estou muito DECEPCIONADA com esse PAÍS.
Mas,Desistir NUNCA, nem se eu tivesse no primeiro periodo.
Agora, a gente precisa mostrar o que é um JORNALISTA de verdade.
Boicote à leitura da imprensa que contrata não diplomados!!!
19 de junho de 2009 20:26
OIi Renan!
Então, tomara que não fique bravo comigo! Eu sinceramente sou a favor de não ser necessário o diploma de jornalismo pra poder exercer a profissão!!
19 de junho de 2009 20:27
Esse seu blog é sempre muito bom! NÃO tem como não ler!
Abraço
19 de junho de 2009 20:33
indico, meu amigo. rs Fica tranquilo, eu não posso ficar com raiva de alguém que mostra seu ponto de vista. rs Eu só não vou é concordar contigo. Eu tenho raiva é do esquemão safado que realizaram porque isso é uma tremenda sacanagem.
Valeu!
19 de junho de 2009 22:21
Renan, além do mais , quero te parabenizar, pelo seu aniver!!
Então , por favor esclareça do seu jeito , se quiser, porque acha que pra ser jornalista precisa ter diploma.
Bem , eu faço informática e sei que muitos empregos que eu poderia ocupar depois que terminar meu curso na Unicamp são ocupados por pessoas que não tem o diploma superior. Todavia esses profissionais, talvez em alguma áreas são até mais esclarecidos do que eu!
Não sou a favor de tirar os empregos de informática das mãos de quem não fez o curso! Acredito que eu lutarei e concorrerei sim com eles. Precisarei me especializar mais pra poder concorrer...
Asssim são com músicos, fotógrafos, cineastas... ninguém precisa ter diplomas pra serem esses profissionais. Você não precisa ter feito música pra poder fazer uma música.
Agora, eu me adentro ao seu lugar, ao ver inúmeros "jornalistas" sem ética, e que não procuram fazer um bom trabalho!
Abraço,
bom final de semana!
Vc é sempre importante, não só seu blog!
20 de junho de 2009 00:18
Renan eu tambem ficaria indignada, não da para qualquer um exercer uma profissão sem conhecimento, seria o mesmo que um clinico geral fazer uma restauração em um dente.Faz sentido? Mas isso é mesmo a cara do Brasil, menos conhecimento, menos informação para as ''porcarias ficarem por de baixo dos panos certo?'' Quanto menos instruido o povo for melhor para eles ''os espertalhões''.
Seu diploma, seu esforço e capacidade tem valor, isso nõ prejudicara sua carreira, saiba que admiro muito o seu talento. Bjs
20 de junho de 2009 00:42
Renan, eu já havia passado por aqui à tarde, mas resolvi deixar pra comentar quando tivesse um tempo maior, porque vou descer a ripa também.
Já deixei um comentário no blog do Wander e vai mais ou menos na mesma linha.
Sei o que você sente, Renan. Você e os demais jornalistas que fizeram e fazem todo os esforços para cursar uma faculdade, ter o conhecimento teórico e prático da profissão e informar à sociedade o que acontece no país.
Quando os cappos do STF compararam jornalistas com cozinheiras e costureiras, lembrei-me de como nós, professores, somos humilhados todos os dias ao ser comparados como "sacerdotes" e "tias".
Professores são PROFISSIONAIS. Tanto quanto os JORNALISTAS. Não é absolutamente nada contra as cozinheiras, costureiras e sacerdotes. Trata-se apenas de conferir certos graus de importância a cada profissão.
E o jornalismo tem um peso enorme e lembro-me, Renan, de uma discussão ( saudável) que tivemos aqui sobre as pautas jornalísticas. É por isso que eu o chamo de "meu professor" porque você passou vários conceitos ali que eu, que gosto de jornalismo e pensei até em cursar jornalismo, não sabia. E olha que eu me considero razoavelmente informado.Mudei minha opinião sobre alguns pensamentos que eu tinha sobre o cotidiano da profissão e até mesmo da questão do diploma naquelas discussões inteligentes ( de sua parte) que tratamos.
Ora, o que o cappo Gilmar Dantas Mendes entende de jornalismo e de todos seus conceitos teóricos? O que aquela cambada da alta corte da justiça, que "somente aplica a lei" com todas suas brechas em favor dos Dantas da vida, entende de teoria da comunicação?
Até que ponto os jornalistas devem acatar a decisão de gente boçal e egocêntrica que não entende nada sobre o assunto?
Vocês poderiam argumentar e contra-argumentar com um Mino Carta, por exemplo. Mas um Gilmar Dantas Mendes? Só porque ele tem alta patente? É assim que essa merda toda funciona! É gente que não entende porra nenhuma mandando e desmandando nos rumos da educação no país; é gente que não entende porra nenhuma sobre muita coisa botando banca e fazendo valer sua vaidade acadêmica e de títulos,inflando seus egos.
Bom, Renan, deixa eu parar por aqui porque já escrevi demais.
abs, meu velho.
20 de junho de 2009 00:48
Soube disso ainda agora, li em outros blogs.
Só digo uma coisa: não gostei!
E que essa situação se reverta.
20 de junho de 2009 13:09
Renan, voltei! Rsrsrsrs! Também escrevi sobre o assunto, lá no blog... Claro que sem a sua propriedade, até porque tu é profissa, né? Mas dá uma passadinha lá... Seu comentário vai ser muito importante!
Abração, conterrâneo!
20 de junho de 2009 19:21
Meu querido sseu texto é ótimo, é a mais pura verdade. É só na faculdade que se irá aprender pelo menos o básico do jornalismo, não basta só saber escrever bem tem que saber diferenciar o que é notícia do que não é, tem que conhecer técnicas de se colocar uma notícia, não basta saber escrever bem e ter bom senso.
Outra coisa que quero saber é como fica o reconhecimento da profissão, qualquer um que saiba escrever bem será considerado jornalista? Resumindo isso ainda vai dar muito pano pra manga.
20 de junho de 2009 20:48
Na época do Fernando Henrique só era professor, só podia dar aulas, quem tinha o curso de pedagogia ou Normal Superior. Diploma obrigatorio.
Agora Lula dispensa diploma para jornalistas. (e quem sabe não vem outras profissoes por aí)
Culturalmente, compare a pessoa de um e de outro.
Preciso comentar mais???
Vergonha!
21 de junho de 2009 11:35
E ae Renan como vai cara?
desculpa pela demora pra aparecer aqui... tava esperando uma hora certa pra ler com calma seu texto, que merece ser lido
Seu post fez mais outra discussão aqui na minha casa desde q a notícia saiu hoaeehaio fiquei mto puto com isso. afinal... o q eu vou começar a estudar e qm sab ir ateh bifurcando em outros cursos tb eh comunicação... totalmente ridículo isso. faculdade eh coisa do passado então?
Nuss eh uma tremenda sacanagem mesmo, mtooo.. to com raiva disso ateh agora.. tão transformando a sociedade num circo.. nem tenho mais o q dizer a não ser
PARABÉNS pelo post
to esperando outro podcast do Hora Certa
abraçooo
21 de junho de 2009 17:30
Amigo, vejo bastante a sua preocupação nesse assunto. Os jornalistas de verdade realmente acham que precisa haver o diploma já que muitos "jornalistas" não tem usado de ética profissional, ou então expõe algo mais pra povão...
acredito que você tendo o diploma vai fazer muito mais a diferença nesse mercado, fique despreocupado com relação a isso!
Sem falar que você já tem pelo que vi 4 blogs muito bacanas, já mostra que vc gosta de comunicar, e tomara que arrume um ótimo emprego. Só não deixa de postar nos blogs que gostamos de ler.
Abraço
21 de junho de 2009 17:31
Surpreende sua inteligência!
22 de junho de 2009 09:00
aqueles que votaram a favor?
vamos caçá-los com tochas e foices!
22 de junho de 2009 13:58
Como assim? Vc não conhece o CQC ainda?. É um humor indo para o inteligente, o pânico fica pra trás... CQC é muito mais político, ativa a nossa pouca inteligência! E ainda sacia nossa vontade de rir!
Concordo com vc na frase: "São 200 ANOS de imprensa no Brasil. 200 anos é muita coisa! O jornalista sempre foi temido pelos homens do poder, porque somos NÓS JORNALISTAS que temos a obrigação de mostrar o que acontece por baixo dos panos imundos do senado!"
22 de junho de 2009 15:00
sério pra ser jornalista ´so é necessario um cerebro, carisma e boa fala. diploma? o caceteeeeee NÃOOOOOOOO
22 de junho de 2009 15:37
Sei que fiz esse comentário em 200 blogs depois de tê-lo feito no Grooeland, mas acho ele importante:
PARTE 1
Bem vamos ao comentário sobre o texto:
Olha, eu sou estudante de comunicação também, mas em momento algum pensei em parar. A notícia só me deu gás para lutar pelo o que é meu por mérito. Estudar 4 anos na universidade e correr atrás de estágios para unir a teoria com o saber empírico é algo complicado, mas gratificante. Achei sim, que a categoria foi rebaixada (o Gilmar Mendes comparou o jornalista a cozinheiros e costureiras. Não que sejam profissões não dignas, mas não precisam de nível superior mesmo. É uma comparação que não tem parâmetros certos). Essa medida foi pra proteger quem estava na profissão, mas só poderia continuar se tivesse o diploma. Isso não é abrir o mercado é esculhambar o profissional. Os advogados, médicos, que queiram escrever vão ser chamados para dar opiniões como especilistas, e se quiserem dar uma de jornalistas que estudem mais dois anos fazendo uma pós em jornalismo. Não acho justo a não obrigatoriedade do diploma.
Ano que vem haverá uma debandada imensa de alunos de comunicação, acredito que até mesmo em agosto isso possa acontecer porque eles têm medo do futuro. Não é pra menos. Num mercado que já era competitivo, agora vai estar mais ainda. Afinal, se sou alfabetizado, sou jornalista. Não precisa ter diploma, não é? Retrocesso total sem dúvida.
Uma atitude como essa só pode ser tomada envolvendo a sociedade INTEIRA e não meia dúzia de ministros.
Para o pessoal de outras vertentes da comunicação não sofrerem que fizessem leis específicas para poderem exercer a profissão, agora liberar geral... Não desanimo porque sempre digo JORNALISTA EM FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. Somos mais do que isso, o negócio é mostrar a indignação, afinal um jornalista bom nunca pode perder a capacidade de se indignar.
22 de junho de 2009 15:38
PARTE 2
Não digo que os profissionais da área de jornalismo que não têm diploma mas trabalham há décadas na profissão não sejam bons...Eles têm experiência que vai muito além do que eu tenho e portanto eles têm mais facilidade e fazem um trabalho melhor. Mas lembre-se que isso devido a experiência numa época em que não existia curso superior. Aliás, os cursos superiores eram poucos e poucos poderiam escrever no jornal porque (olha que incrível) quase ninguém sabia escrever bem o suficiente. Na época de Machado de Assis... Coitado... 90% da população era analfabeta... Realmente pensar em jornalismo naquele tempo era coisa de maluco. Por isso digo que é um retrocesso sim essa medida. Sabe por quê? Porque o jornalismo não é o mesmo da época de Machado, da época da Dona Lispector, da época do Domingos Meirelles (que é muito bom)... O jornalismo se modificou de tal forma que as necessidades técnicas da profissão e do encontro com a tecnologia precisam ser estudados antes... Não tem jeito. Eu tenho certeza que estarei na frente de muitos grandes jornalistas que hoje não têm diploma, porque eu estudei coisas que eles nunca viram, alguns como é o caso do Domingos Meirelles, um senhor estudioso é outra coisa... Agora você pegar uma geração inteira que tem a educação básica fraca e descobrirem que do dia pra noite pra estar num jornal basta escrever bem, aí ferrou... O mundo vai estar virado porque isso não vai dar certo. A informação vai perder qualidade. Não digo que não exista profissionais que saem da faculdade sendo ruins. Isso vai acontecer em qualquer profissão. No jornalismo, na publicidade, no cinema, na medicina, na educação... E por aí vai...
O pessoal da publicidade então sofre porque nem reconhecida a profissão é.
Ser um bom profissional independe de faculdade? Sim. Mas um profissional com faculdade é um profissional melhor preparado. E só quem foi ou quem está pode concordar com o que digo. Não adianta que um advogado não vai ser um bom jornalista nos dias de hoje... Agora vem alguém dizer... Mas fulano de tal era escritor, formado em direito e jornalista... O que eu tenho a dizer? Hahahah Fulano de tal foi obrigado a cursar direito porque isso aconteceu há pelo menos 50 anos e o jornalismo era quase literatura mesmo... Por isso que muitos escritores de renome também eram jornalistas. O jornalismo MUDOU! O simples passar informação não existe. Devemos contextualizá-la para o povo entender o que está se passando.
Uns podem achar que é coorporativismo (o Kfouri é um deles), mas como uma pessoa da área de comunicação não pode defender sua classe? Um metalúrgico pode e ainda vira presidente? Ah é... Um jornalista falando bem de sua profissão e reinvindicando direitos pra sua classe é pedantismo... Sei como é...
O PIOR DE TUDO É QUE AS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO ADORARAM ISSO, VÊ SE PODE? Sabe por quê? Para não demitir a galera que não era jornalista e que escreve em jornal, trabalha no rádio ou TV... Seria muito ingenuidade da nossa parte culpar somente o ‘cappo’ do Gilmar Mendes... A jogada política é muito mais suja do que parece... É o capitalismo selvagem invadindo os Senados com suas sujeiras pra todos os lados...
Meu amigo... Ainda tenho muito o que escrever... Mas me empolgo e acabo querendo escrever um livro sobre isso... rs Ainda bem que tu és um senhor deveras inteligente... O pessoal acha que o jornalismo é dessa época das pessoas deveras inteligentes ué...
Abraços, valeu!
22 de junho de 2009 18:58
Sobre o "nada acontece de bom nesse dia" eu descordo. Afinal temos vc para nos mostrar coisas interessantes nessa net desfigurada ou figurada (vai saber!)
Mas sobre o assunto do post, também achei um absurdo!! Pombas, as pessoas que realmente são fiéis a essa profissão estão sendo lesadas!!! Anos de estudos e esforços pra nada???!?!
Acho que a sociedade precisa de profissionais que os impulsione a abrir os olhos e é claro que o governo não quer isso...
Também pensei em vc quando soube da notícia e fiquei muito triste em saber que algumas pessoas concordaram com essa atrocidade, esse descaso para com a sua profissão ou seus esforços...
Torço para que esse quadro mude e a população entenda que isso nada mais é que uma forma de vendar seus olhos para a realidade cruel em que vivemos.
um abraço!!
23 de junho de 2009 09:50
tem um meme pra vc lá no blog.
abraço.
24 de junho de 2009 20:50
Nada mais me surpreende nesse país! Mas depois de refletir sobre o tema, vi que pelo menos, essa medida infame vai afastar aqueles que não querem nada da faculdade. Deixando espaço para quem realmente quer aprender.
E uma vez formado, estamos bem na frente de quem não tem. O problema serão os peixes que muitas vezes serão empregados no nosso lugar.
Valeu!!!
Postar um comentário